top of page
Buscar

Raiva?! Ajude a criança a lidar com o sentimento

Rosto com vermelhidão, mãos tremendo, coração disparado, gritos, birras e comportamento agressivo... Quem nunca viu os pequenos com alguma dessas características e ficou desnorteado sem saber ao certo como agir?


A RAIVA é um sentimento natural e comum em todos nós, incluindo as crianças. No entanto, quando não gerenciada adequadamente, pode causar problemas de comportamento e emocionais.



As crianças podem sentir raiva quando se sentem frustradas, injustiçadas ou incapazes de expressar suas necessidades ou desejos.


É importante entender os sinais desse sentimento nas crianças e ajudá-las a aprender a expressar e controlar essa emoção de maneira adequada, ajudando-as a lidar com a raiva de forma saudável.




Mas o que fazer quando o sentimento de raiva ataca nas crianças?

 






Dicas para ajudar a criança a lidar com a RAIVA:


 


Passo 1: Acolha os sentimentos da criança.

Incentive o pequeno a expressar os seus sentimentos e emoções, para que assim ele entenda que pode ter as suas emoções validadas e consequentemente se acalmar



Passo 2: Fale sobre e ensine as emoções para a criança:

Enumere a Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo, a Vergonha; ajude a criança a nomear as emoções que está sentindo, mostre a ela a importância de saber lidar com o correspondente sentimento em seu devido momento.


Passo 3: Dê espaço para que a criança possa refletir sobre a emoção.

Se estiver em casa, por exemplo, saia do ambiente e deixe a criança sozinha para elaborar as emoções e se autorregular.



Passo 4: Proponha uma atividade que distraia a criança.

Sugira uma atividade ou brincadeira que ela já tenha mais afinidade, pode ser um jogo, um passeio ou até mesmo um filme.


 

Pra ajudar nessa missão vai um

Recurso Super Especial:


O livro DivertidaMente, baseado na animação da Disney, traz a figura das emoções ilustradas nas páginas e ainda vem com as peças lúdicas dos personagens.


Cada personagem representa uma emoção de maneira divertida e colorida. Apresentando de maneira super dinâmica as emoções, tais como a raiva, e as maneiras como lhe dar com elas.

Pra facilitar você pode clicar no botão acima e ser direcionado diretamente para o site da Amazon e realizar a compra desse recurso



Com este recurso especial com certeza ficará mais fácil de pescar a atenção das ferinhas!





 




É preciso ter em mente que não existe uma fórmula mágica para que o adulto consiga manter a calma diante uma ‘crise’ infantil. Vale lembrar que é preciso ser trabalhado a construção do autoconhecimento.


Em todo esse processo de amadurecimento da criança o Profissional Psicólogo pode lhe auxiliar por meio de diversas técnicas e abordagens terapêuticas que visam compreender e lidar com as emoções e comportamentos da criança, podendo assim ajudá-la a desenvolver habilidades socioemocionais, como a regulação emocional, resolução de problemas, comunicação e empatia;


além de auxiliar os pais e cuidadores na compreensão e manejo das dificuldades enfrentadas pela criança. O papel do psicólogo na infância é fundamental para um desenvolvimento saudável e feliz, promovendo a saúde mental da criança e de toda a família.




Ajudou você? Compartilha que vai ajudar mais alguém :)



54 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page