Luana Reis
PSICÓLOGA CLÍNICA
Psicoterapia Infanto Juvenil
A Infância é a etapa da vida onde nosso desenvolvimento está em evidencia. É um período fundamental para o desenvolvimento humano, diante de fatores biológicos e psicossociais.
Como garantir que cada indivíduo garanta seu processo de desenvolvimento psicomotor dentro do esperado? A psicoterapia é uma ótima ferramenta para auxiliar nessas questões!
A adolescência é a fase de amadurecimento da personalidade, porém junto, cada vez mais, vêm muitas cobranças. É a fase das transformações mais evidentes do ser humano.
Como equilibrar a fase de descobertas e rebeldia com bom desempenho escolar e convívio familiar? A psicoterapia auxilia os pais e os adolescentes nessa fase difícil, entendendo e convivendo melhor com a situação.
0 a 2 anos
Nessa fase do desenvolvimento as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas. É considerado um dos estágios mais significativos do desenvolvimento. Nesse estágio, a criança começa a perceber o mundo ao seu redor, Ao longo dessa fase, as habilidades motoras do bebê evoluem de movimentos reflexos para movimentos controlados e intencionais. Eles apresentam comportamentos de engatinhar, ficar em pé e andar, enquanto exploram o ambiente ao seu redor. Aos poucos, eles também adquirem a capacidade cognitiva para identificar e reconhecer objetos, os seus familiares, sons, cheiros e texturas.
Desenvolvimento Infantil
2 a 7 anos
Com o desenvolvimento da linguagem, a criança começa a nomear objetos, ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles (representação mental). O raciocínio começa também a ser desenvolvido, em fase de amadurecimento para realizar operações mentais lógicas. Essa fase é também pautada pelo pensamento egocêntrico, caracterizada pela dificuldade natural de se pôr no lugar do outro, a dificuldade de dividir pertences e emprestar brinquedos, por exemplo.
" A infância é o chão sobre o qual caminharemos o resto de nossas vidas"
7 aos 11 anos
Essa fase do desenvolvimento possui relação com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas, de maneira mais organizada e estruturada. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos. Por exemplo, alguns conceitos tem maior interiorização e o processo de resolução de problemas, dos números e das operações matemáticas. Também pautada pelo desenvolvimento da expressão de sentimentos e emoções.
12 anos
Na adolescência, se apresenta a quarta e a última fase do desenvolvimento, pautada pelo desenvolvimento do raciocínio lógico e hipotético se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, isso quer dizer, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo. Trata-se, portanto, de uma fase de autonomia e independência, de pensamentos, comportamentos e ações.
O objetivo da terapia infantil é ajudar os pequenos a lidar com questões emocionais, comportamentais ou cognitivas que possam estar causando prejuízos no bem-estar e qualidade de vida da criança, bem como prejuízos de desempenho acadêmico e interação social.
O terapeuta infantil utiliza de uma abordagem teórica e uma variedade de técnicas para ajudar a criança a expressar seus sentimentos e pensamentos. Diferentemente da terapia com adultos, a terapia infantil, utiliza de recursos como jogos, brincadeiras, atividades lúdicas que sejam pertinentes ao universo de cada criança em sua individualidade.
Você provavelmente já ouviu ou se perguntou, mas na terapia o meu filho só brinca?
O brincar, além de ser considerado uma necessidade básica para o desenvolvimento saudável das crianças, é um recurso utilizados pelos terapeutas infantis, como método de acessar as emoções, sentimentos e a realidade da criança, a forma como ela se percebe e assim construir um vínculo terapêutico com a criança, otimizando os resultados dos processos da terapia.
Título da seção
Esse é um parágrafo. Clique em "Editar texto" ou clique duas vezes na caixa de texto para editar o conteúdo e adicionar informações relevantes para compartilhar com seus visitantes.
Desenvolvimento Juvenil
A adolescência é um período da vida que cronologicamente, pode variar um pouco dependendo do critério utilizado, mas podemos classificar que é marcada dos 13 aos meados de 24 anos - sim, é isso mesmo que você leu, até meados de 20 anos.
É uma fase do desenvolvimento que envolve muitas mudanças biopsicossociais, é uma época de intensidade emocional, social e criatividade. O cérebro sofre uma explosão de transformação nas áreas de como pensamos, racionalizamos, tomamos decisões, nos relacionamos com os outros, é um período marcado por muitos desafios e construções.
"É um momento de transição em que os sonhos se tornam mais reais e os medos mais concretos."
Ser pais de adolescente é uma tarefa emocionalmente desafiadora e difícil. Tanto quando se está no papel arbitrário, de restrição ou de permissão; tanto quando dar afeto, acolhimento e segurança; quando as coisas não acontecem como o esperado, nem sempre é fácil lidar com as mudanças quase que cotidianas e os comportamentos disruptivos e opositores.
É uma fase que exige muito emocionalmente dos adolescentes, identificar e reconhecer as emoções é um tarefa difícil até para os adultos, os adolescentes então tem essa dificuldade ao quadrado!
Essa jornada pode ser marcada por problemas comportamentais e acadêmicos, além de prejuízos sociais e emocionais. Comportamentos autolesivos são preocupações crescentes nessa faixa etária, tornando a intervenção psicológica ainda mais relevante.
O objetivo da terapia é auxiliar os adolescentes na busca de uma vida mais plena e satisfatória, com qualidade de vida e pertencimento. Através de sessões individuais e orientações parentais, a psicologia pode ajudar os jovens a lidar com suas emoções, desenvolver habilidades sociais e acadêmicas, além de prevenir problemas mais graves.
O trabalho do psicólogo é contribuir para o desenvolvimento saudável dos adolescentes, ajudando-os a superar os desafios dessa fase e a se tornarem adultos mais seguros e realizados. Com sessões individuais e orientações para os pais, a psicologia pode ajudar os adolescentes a superar seus problemas e a desenvolver habilidades emocionais e sociais que serão importantes ao longo de toda a vida.